terça-feira, 13 de agosto de 2013

Qual o melhor tratamento e medicamento para tratar de broca em casco de cavalo?


Cascos com broca

As brocas que foram detectadas pelo ferrador são pequenos furinhos, um em cada pata dianteira, que parecem ser recentes. Foi feita uma escareação, deixando um espaço entre o casco e a ferradura para colocação de algodão e à espera de um medicamento. Não sei dizer qual a extensão dessas brocas. O animal não está mancando. O que causa essa doença? Será necessário aprofundar mais ainda a fístula? Quanto tempo leva para curar?






A broca do casco é um fungo, assim como as famosas frieiras que nós temos nos pés. A umidade propicia o surgimento dos fungos, portanto a própria ferradura já é um mal que pode agravar-se muito pela umidade que se juntará no algodão.
Antigamente se queimava aquele buraquinho da broca com um ferro de ponta em brasa. Pode ser antigo, mas é eficiente.
O ideal seria deixar o cavalo sem ferradura nenhuma e, se possível, fora de uma baia que é lugar úmido e propício para o surgimento de fungos.
Caso se decida a queimar a broca, pode depois desinfetar o casco todo com IODO a 4%.
E deixe seu cavalo no pasto.



 Em alguns cascos dos eqüinos, apresentam algum tipo de deficiência como por exemplo a broca.

As causas desta doença podem ser por muitos fatores.
  1. As brocas podem aparecer por condições climáticas quando á excesso de chuva e por sua vez muita humidade.
  2. Por falta de limpeza do casco de forma regular.
  3. Por falta de limpeza da cama na cocheira onde ele se aloja, tendo muita humidade por esterco e urina.
Geralmente estes são os mais comuns casos de broca. Muitos dos tratamentos para este tipo de broca o pessoal costuma colocar iodo, mas este produto não é recomendado para o casco, já que danifica a estrutura da parede ou muralha e afetando a elasticidade do casco. Os últimos estudos e a ultima palestra feita por uma equipe de veterinários e ferrador americanos que se realizou no Jockey Club de SP. mencionaram que é muito prejudicial o uso deste produto no casco. Existem muitas outras opções antes de usar o iodo.
O primeiro procedimento seria retirar toda a parede do casco afetado






Vemos nessas imagens, como a linha branca (laminas) do casco está muito afetada. A muralha já está afetada e oca.
Em muitos dos casos seria bom abrir o casco ate a eliminação completa da broca.















9 comentários:

  1. Tenho um potro com 7 meses visualizei uma pequena mancha clara no casco da mão e inicio de rachadura qual remedio mi aconselha??? muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Tenho um cavalo de 7 anos, começou a mancar, uma das patas trazeiras mas não achei nada anormal, e agora que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu comessou a manda assim até que descobri entre o casco do osso uma broca às vezes ainda não veio a furo

      Excluir
  3. Eu tenho um cavalo que caio o casco e tá nascendo outro qual o remédio mim aconselha

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Onde posso comprar esta ferradura de tratamento?

    ResponderExcluir
  5. tenho interece em comprar onde encontro?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma égua de corrida apareceu broca já fiz todos os procedimentos na pata dela porém agora apareceu uma infestação, o que devo fazer me ajude ?

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma égua apareceu broca nas duas mãos o ferrador me mandou comprar iodo 20% mas tem que manipular na farmácia nessecito resseita veterinário não tem outro medicamento que possa manipular sem precisar de respeita qual tratamento

    ResponderExcluir